domingo, 25 de março de 2012

Amamentação

  Eu demorei para postar pois estávamos com resfriado  eu, Malu e Mari ficamos resfriadas juntas, como fiquei em casa fui inventar moda e tive que terminar o que comecei, então agora vamos ao post.


                               A Amamentação


Durante a gestação começamos a produzir o leite materno, que deve ser a unica forma de alimentação do bebê nos 6 primeiros meses , essa amamentação ajuda a passar anti-corpos para a criança, funciona como uma vacina natural , sem contra indicação e gratuita com total disponibilidade .


Lembrando que durante a gravidez e o pré-natal e com os resultados dos exames normais , qualquer mulher pode amamentar o seu filhote, algumas são impedidas de amamentar por terem algum tipo de enfermidade , esses casos são raros.


Não existe essa de leite fraco, todo leite tem as proteínas e sais minerais necessários para o bebê, por isso é importante uma alimentação  balanceada durante a gestação. 


Uma boa dica para amamentar bem o bebê é preparar o peito para isso, não há necessidade de pomadas ou afins(a não ser por recomendação médica), tomar sol nos seios e torcer levemente o bico do peito faz com que ele fique mais resistente a rachaduras.


Logo após o nascimento seu filho já pode ser amamentado e esse gesto é muito importante para a saúde de ambos.
Nas primeiras mamadas o bebê se alimenta com o colostro, nele está a maior concentração de anti-corpos, minerais e vitaminas que o bebê vai receber durante a amamentação e a cor desse leite é meio amarelada mesmo , depois o leite fica mais clarinho , mas não fica branquíssimo nunca, não é como leite de caixa .


Para amamentar é preciso força de vontade , pois nas primeiras mamadas pode ocorrer rachaduras no bico do seio e isso causa dores suportáveis e só acontece nos dois primeiros dias por aí, se isso acontecer não desista pois são poucos os incômodos em vista dos benefícios que isso traz para vocês.


Se acontecer do bico rachar, depois da mamada coloque um pouco do próprio leite em volta do bico várias vezes que cicatriza bem rapidinho.


Durante o inicio da amamentação é normal sentir cólicas porque o útero está contraindo para voltar ao tamanho normal, geralmente as cólicas são bem leves mas se forem intensas relate isso ao médico e em caso de febre também.


Quanto mais o bebê mama mais leite a mãe produz , beber bastante liquido, ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter o leite bem nutrido.


 Em alguns casos é produzido uma alta quantidade de leite e se não é usado pode empedrar no peito , uma boa dica é doar para bancos de leite , com certeza na sua cidade há algum e eles podem te orientar como fazer a doação.


Usar sutiã um pouco apertado ajuda a "frear"um pouco a possibilidade de o leite empedrar, compressas de gelo também ajudam,NÃO use compressas mornas , isso só aumenta a produção de leite e um seio com leite empedrado pode ser perigoso  e no caso de empedrar e a compressa fria não ajudar procure um médico.


Para que o bebê se alimente satisfatóriamente é preciso que ele abocanhe a auréola do seio o máximo possível, isso também evita que haja rachaduras no peito, deixe ele mamar até ficar satisfeito, coloque para arrotar , sempre o coloque para arrotar, isso evita o refluxo.


a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de vida da criança, mas no caso de a mãe ter que voltar a trabalhar o pediatra pode orientar a introdução de alimentos , mamadeiras, vitaminas etc. isso deve ser prescrito pelo médico.


Sobe as minhas (sim eu tive dupla amamentação):
No início os seios racharam nas duas vezes, eu passava o próprio leite e isso amenizava as dores e rachaduras, foram poucos dias .


A Malu mamou no peito até 3 anos e 3 meses (sim você não leu errado) e só parou de mamar (cortou meu coração) porque eu engravidei da Mari e isso poderia provocar um aborto (eu não sabia , uma das médicas dela quem me relatou), mas até os 6 meses ela mamou só no peito e depois passou para mingau  no copo(ela detestou a mamadeira e chupeta), vitaminas e sucos de fruta, sopinhas , tudo gradativamente inserido na dietinha dela , com a introdução dos alimentos eu diminui a amamentação no peito exclusivamente, mas ela ainda mamava para dormir durante o dia e a noite só peito e quando tinhamos que ir a rua e não ia demorar muito eu dava o peito até voltarmos para casa.


A Mari parou de mamar no peito com 4 meses, ela não queria o peito mesmo, mamava e caía no choro até parecia que ainda estava com fome, ela não dormia no peito ela simplesmente parava de mamar e caía no choro, nesse caso a pediatra entrou com a alimentação , a noite ela tomava a mamadeira e dormia com um sorriso no rosto, quando tive que tirar o peito dela entrei logo com comidinha mesmo e mamadeira, não dei só a mamadeira para ela não recusar os alimentos, pra mim foi muito chato tirar o peito tão cedo dela pelo fato de a Malu ter mamado tanto, mas cada criança é uma criança diferente.


Olha como elas estão agora depois de quase 10 e 6 anos Malu e Mari :




Beijos no coração e até breve , não sei qual será o próximo post,alguma sugestão ? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar , aqui não tem verificação de palavras. ;)