sexta-feira, 16 de março de 2012

Primeiros cuidados com o bebê

Assim que nasce ainda na maternidade, o bebê deve tomar a primeira dose da vacina  BCG e Hepatite B, e deve ser feito o teste da orelhinha e de visão.


Quando nasce o bebê fica com um pedacinho do cordão umbilical pendurado na barriguinha que depois que cair fica assim como o nosso umbigo.


Os cuidados com o cordão umbilical deve ser: quando der banho na criança seque bem com um paninho macio e pingue umas gotinhas de álcool liquido a 70° ( cuidado para não cair nos genitais da criança pois arde horrores, mas no cordão não arde nada é geladinho e tem criança que faz xixi nessa hora) , esse álcool é vendido nas farmácias , deve-se manter a área do umbigo bem limpinha para não dar infecção.
Há quem diga para colocar faixa com uma moedinha para o umbigo não ficar pra fora , isso é mito, se o umbigo da criança tiver que ficar  pra fora vai ficar com ou sem moeda, sem contar que a moeda pode causar uma infecção pois moeda que passa de mão em mão acaba infestada de bactérias.


O banho deve ser dado todos os dias , para os recém nascidos basta dar um banho caprichado pela manhã e manter a higiene durante o dia, a cada troca de fralda é bom limpar o bebê com um paninho úmido, nada de lenço umedecido, guarde-os para quando for na rua e não tiver como limpar com um paninho. O excesso de uso dos lenços pode provocar alergias e assaduras.


A água do banho deve estar morna, mais pra fresca do que pra quente ,pois a pele do bebê é muito sensível, não é necessário o uso de shampoo , basta um sabonete neutro glicerinado ou outro feito especificamente para essa idade.
Deve-se começar o banho lavando a cabecinha e o rosto sem colocar ele na banheira segurando o bebê no colo ( cada um acha uma posição mais confiável), depois disso é que se coloca o baby na banheira e faz  a higiene do corpinho, o melhor jeito de segurar o bebê para o banho é passando uma mão pelas costas ou pelo peito dele de um lado para o outro e segurando o bracinho com o polegar e o indicador( como se estivesse medindo o braço sabe?). comece pela frente lavando a barriguinha e o umbiguinho ,depois vire para lavar o bumbum por último para não sujar a água .


A melhor posição para o baby dormir é de barriguinha para cima , recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, nada de travesseiros e almofadas soltas no berço, nem cordões e ursinhos de pelúcia, pois assim que nascem os bebês tem uma imunidade baixa e podem contrair uma alergias, por isso mantenha o quartinho do bebê bem arejado,mantenha uma janela com a cortina aberta durante o dia mesmo se o bebê dormir e quando ele for dormir a noite  coloque-o para dormir no escuro ( não precisa ser total), assim ele já se acostuma a distinguir o que é dia e noite.
Acostume-o a dormir no seu próprio cantinho , nada de colo (sei que é difícil) , cama dos pais, ou é berço ou carrinho, assim você vai conseguir dormir também, se começar a chorar  dê o peito até ele ficar satisfeito coloque para arrotar e depois coloque-o no lugarzinho dele.


Há casos em que as crianças recém nascidas tem refluxo (vômitos) assim que acaba de mamar, isso pode ser sinal que ou ele não foi colocado para arrotar direito ou tem uma maior dificuldade para digerir o leite, nesses casos é bom colocar um travesseiro fino em baixo do colchão para ele ficar levemente inclinado ou comprar um colchão especifico , isso tende a melhorar os sintomas, mas nunca deixe de relatar tudo o que de diferente acontece com seu filho ao pediatra.


É muito importante levar o bebê nos sete primeiros dias para fazer o teste do pezinho no posto de saúde, na primeira consulta com o pediatra  e dar as primeiras vacinas da vida( tem hospital que não dá aquelas vacinas).


Ainda no hospital você vai receber uma caderneta de vacinação e ela deve conter a vacina que a criança recebeu e a data das próximas vacinas , assim você pode se programar.


Leia tudo o que te derem, as vezes um papel que julgamos besteira pode ter uma informação nova ou até mesmo ainda desconhecida por nós.


A escolha da fralda é outro item a ser considerado, nem sempre a mais cara é a melhor, evite aquelas que tem perfume e evite também o excesso de pomada para assaduras, se o bebê não tá assado praque usar.


Minha vez:
O umbigo da malu caiu com 4 dias (sempre ela , apressadinha) o da Mari com 7.


Eu dava banho nelas com aquele sabonete de glicerina da Granado (olha a propaganda gratuita), além de neutro ele é cheirosinho, no início eu não usava shampoo, nem perfume. Só passei a usar shampoo e perfume quando elas á tinhas uns 15 dias , mas era só uma gotinha de shampoo e o perfume era só na roupinha ( que não era enxaguada com amaciante pois pode dar alergia),a Malu teve alergia a fralda mais cara que tinha aquela que começa com Pam... e tivemos que usar outro tipo bem mais barato, a Mari não teve alergia a fralda nenhuma.


O sono delas era bem parecido, elas dormiam no seu cantinho e durante o dia eu deixava tudo o mais claro possível e a noite o mais escuro.


A bichinho preguiça (Malu) dormia quase a noite toda ,as vezes acordava para mamar ( os médicos dizem que devemos acordar as crianças de 3 em 3 horas para mamar ) eu dormia perto dela então quando ela miava eu dava o peito e colocava ela lá pra dormir novamente.
A Mari acordava uma duas a três vezes a noite para mamar era muito esfomeada, se acordava a noite ficava miando  então iamos lá pegávamos ela e eu dava o peito e ela dormia.


Beijos e até breve, o próximo assunto será a  amamentação.
                                 Vanessa.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar , aqui não tem verificação de palavras. ;)