quarta-feira, 14 de março de 2012

O Parto

 A preparação para o parto , começa com o pré-natal, o médico vai durante as consultas , decidir se a paciente pode esperar a natureza agir, precisa se preparar para uma cesárea ou até mesmo marcar o dia do parto antes dos nove meses de gestação.


A hora do parto é uma fase muito diferente de mulher para mulher.


Parto normal / vaginal - quando o bebê está pronto para nascer , ele fica de ponta a cabeça, encaixado no colo do útero . Ás vezes há o uso de anestesia.
Nesse tipo de parto as mulheres pensam que a dor vai ser insuportável, que não vão aguentar a dor , que vão sofrer horrores e etc. , mas não é bem assim, as dores podem ser intensas sim, mas acabam quando há a "coroação" da criança, depois disso é normal não sentir mais dor e a recuperação é mais rápida e tranquila.
Quando chega a hora começam as contrações e a bolsa d'agua que acomoda o bebê estoura(nem sempre , as vezes é preciso que o me´dico faça isso) e com o aumento das contrações a vontade de empurrar o bebê vai aumentando e quanto mais força se faz mais rápido ocorre o parto, para ocorrer o parto normal a mulher tem que ter no mínimo dilatação vaginal grau 6( como ocorre essa medição é com o toque), com essa dilatação a mulher já pode ser levada para a sala de parto.A parte mais dolorida do parto é realmente quando a criança está nascendo , quando passa a cabeça é o ápice da dor, mas depois não se sente mais nada ou quase.


Parto cesáreo - antes de ser feito o parto a mulher recebe uma anestesia na coluna para ficar com os movimentos da cintura para baixo temporariamente paralisados, em alguns casos dá-se até anestesia geral.Esse tipo de parto só deveria ser feito em caso de necessidade tipo: bebê grande demais, falta de dilatação,doenças graves, pessoas com diabetes, o bebê não estar na posição correta ou em caso de algum risco para o bebê e a gestante. Mas infelizmente alguns médicos e mulheres preferem marcar dia e hora para parto achando que assim evitam dores desnecessárias (como assim? a criança nasce quando está preparada fisicamente).
Depois disso é feito um corte na região abdominal("pé da barriga") e no útero, o que quase ninguém sabe ou diz, assim o bebê é retirado e é feita a sutura . Depois do parto são no mínimo dois dias de internação.As dores pós parto são muitas, os cuidados devem ser muito bem feitos como são prescritos. É mentira quando a mulher diz que não dói , há quem diga que dói até pra respirar pode doer menos ou mais e quanto menos esforço fizer melhor.Quando eu fiquei internada vi que as meninas que tiveram que fazer cesárea reclamavam muito, choravam e eu como não sentia nada até tentava ajudar dando água, descascando uma fruta, chamando as enfermeiras coisas assim.


Dei mais ênfase ao parto normal e cesáreo por serem os mais utilizados.Mas depois de ambos o resguardo(descanso) deve ter no mínimo dois meses, não é aconselhável pegar peso, fazer esforços físico intenso, fazer sexo e outras recomendações que o médico ache relevante. 


Existem vários outros tipos de parto:
Natural, de cócoras, na água, fórcepes, humanizado, natural,sem dor (será?) e um tal de  Leboyer , cada um tem seu risco e seu beneficio.




A minha experiência: 
Quando eu engravidei , a minha tia olhou para mim e com a cara mais deslavada do mundo falou "se prepara que parir não é fácil, as pessoas dizem que ter filho não dói, mas dói e dói muito então se prepara ", ela tinha razão !
 Meus partos foram os dois normais , mas isso não quer dizer que foram iguais.
O primeiro eu comecei a passar mal no domingo de madrugada, foram contrações bem fracas, fui ao hospital e falaram que não era a hora então voltei para casa.
Na segunda-feira à tarde as contrações foram aumentando até ficarem "insurportáveis" e fui novamente para o hospital, chegando lá as 18:20 fui internada e fiquei numa sala individual esperando aumentar a dilatação, e quando foi 3:35 da madrugada de segunda pra terça a Maria Luiza nasceu com 2.750 kg e 49 cm . Foi uma trabalho de parto demorado como deu pra perceber.
Quando a Malu nasceu ela estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço e foi um tal de médico e enfermeira correndo pois ela nasceu inchada e roxa ,vi ela rapidamente e a enfermeira levou ela para o berçário para ficar no balão de oxigênio porque ela tava muito ofegante e com um pouco de dificuldade para respirar.
Fui para a enfermaria e me acordaram as 7 da manhã para tomar banho e café, levantei de um jeito que até parecia que eu tava só dormindo e não que tinha acabado de "parir" ,a enfermeira me trouxe a Malu depois que eu tomei banho e café , ela já veio de banho tomado e a enfermeira brincou comigo e disse que ela adorou tomar banho , nem reclamou da água .Fiquei internada dois dias, minha guia de alta sumiu e eu tive que esperar o dia seguinte para ir para casa. Até brinquei com a minha mãe dizendo que ela podia levar a Malu porque ela tava de alta e eu ia amanhã.


Meu segundo parto foi relâmpago em vista do primeiro.
Eu acordei no inicio da madrugada mais ou menos meia-noite com vontade de fazer xixi,quando fui ao banheiro notei um pequeno sangramento, mas nada de dor.
Quando foi umas duas da manhã eu comecei a sentir uma leve dor e fui tomar banho para ir ao hospital, meu marido desceu para buscar um taxi e eu cansada de esperar fui atrás andando(melhor descendo a ladeira) e parando a cada contração cheguei a comentar com a minha mãe que eu iria no hospital a toa e que eu tava sentindo menos dor do que quando eu fui a primeira vez quando tava grávida da Malu.
Fui eu ao hospital e cheguei lá uma 3:50 da manhã aí eu perguntei ao recepcionista se lá dentro da maternidade tava cheio e ele falou que tava e eu brinquei com ele "também é lua cheia ,a mulheres tão tudo parindo"e ri. Ele perguntou se eu estava com dor e eu disse que tava com muita e ele riu e disse que eu ainda conseguia brincar.
Fui fazer o exame para a ver se ia ou não ficar internada e quando a médica me examinou gritou para a enfermeira , fulana(não lembro o nome) corre e chama o maqueiro que senão essa mãe vai ter o bebê aqui. Fui pra sala de pré-parto e depois para a de parto e a Mariana nasceu as 6:20 da manhã pesando 3.665kg e 51 cm.No dia seguinte eu já estava em casa para o lanche da tarde .


Minha recuperação foi muito boa, os pontos caíram rápido, eu não tive excesso de sangramento e nem anemia .


Como deu para ver , cada parto é um parto, a única semelhança entre os dois foi a felicidade de ter as minhas filhas nos braços.


Beijos e até breve com os primeiros cuidados com o bebê que acabou de nascer.


                          Vanessa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar , aqui não tem verificação de palavras. ;)