quarta-feira, 7 de março de 2012

Gravidez

 Não eu não estou grávida, o post é uma idéia que tive para começar a fazer as postagens, então começarei por esse tema.


Ao se desconfiar que está grávida , o primeiro passo é confirmar a possibilidade fazendo um teste de gravidez, se a gestação estiver no inicio os de farmácia não são tão confiáveis, o melhor a fazer é procurar um posto de saúde ou seu ginecologista e pedir que ele passe um exame de sangue chamado Beta HCG para uma melhor confirmação, esse teste pode confirmar uma gravidez a partir de 1 semana .


Ao confirmar a gestação é muito importante iniciar o pré-natal com um ginecologista-obstetra , para garantir que tudo ocorrerá bem durante a gestação e na hora do parto.


O pré-natal ideal deve ter no mínimo 6 consultas e durante essas consultas o médico vai pedir exames complementares tipo :ultrassonografia, hemograma, glicose etc. além de exame de HIV, sífilis e pode pedir outros além destes.


Com 3 meses  já é possível saber o sexo do bebê , não é totalmente seguro pois até a nona semana de gestação os órgãos sexuais  das crianças são parecidos e isso pode induzir o médico que faz o exame a erro.


A ultra mais importante na gestação é a morfológica , onde  é feita a medição do feto e é checado todos os órgãos internos  e assim detectar uma possível má formação do feto.


Durante a gravidez há mulheres que ficam muito sensíveis outras mais agressivas, tudo isso é normal e se dá pela alteração dos hormônios.


E também durante esse período deve-se ter uma maior atenção a saúde pois a imunidade fica baixa para proteção do feto, o corpo assimila o feto como um corpo-estranho dentro do nosso corpo e isso faz com o nosso corpo produza anti-corpos contra ele , por isso as vezes ocorrem abortos espontâneos .


Enquanto espera a hora do parto, nove messe para quem carrega a barriga pode parecer uma eternidade e se você não trabalha fora ou talvez  tenha algum tempo livre uma boa dica é procurar uns cursos de puericultura(cuidados com o bebê) , é muito instrutivo principalmente para quem vai ter o primeiro filho, ás vezes o hospital em que você vai fazer o parto oferece esses cursos, ou você pode pesquisar na sua cidade onde encontrar, alguns são pagos, mas pode valer a pena se não forem muito caros para o seu bolso.


Preocupe-se também em diminuir o sal e o açúcar que você ingere, pois é comum durante a gravidez as gestantes apresentarem um quadro de hipertensão ou diabetes gestacional isso pode estar ocorrendo pelo fato de a imunidade estar baixa , mas também deve-se levar em conta o histórico familiar.


Nos três primeiros meses é comum enjoos , azias, âncias de vômito,tonturas e desmaios.Geralmente os desmaios são pelo fato de a pressão da gestante estar baixa, mas isso não é motivo para ingerir sal.


Comer de 3 em 3 horas pode amenizar os sintomas da azia, refeições leves, ingestão de frutas e principalmente beber muita água é primordial durante a gravidez.


Um acompanhamento nutricional é bem vindo, há alimentos e bebidas que se ingeridos em excesso pode levar a um  elevação da pressão .


Quando a gravidez vai chegando no sétimo mês deve-se diminuir o ritmo das atividades do dia a dia pois pode ocorrer um parto prematuro.


E a partir do sétimo mês o bebê vira e fica na posição do nascimento, e vai fazendo isso a cada mês até o nascimento, por isso é importante a última ultra, para ter certeza que o bebê tá encaixado para o parto.


Quanto mais perto do dia do parto mais pesada ( dá uma sensação diferente no colo do útero no final do canal vaginal) fica a barriga e com o bebê encaixadinho para nascer a barriga dá uma abaixada.E na hora do parto quanto mais dura mais perto da hora.


Quando chega a hora do parto muitas mulheres sentem umas cólicas intensas que ocorrem de tempos em tempos que os médicos chamam de contrações e quando essas contrações diminuem o intervalo é hora de ir para o hospital.


Como é o parto fica para outro post .


Agora as minhas gestações :
 Eu tive duas gestações tranquilas, na primeira eu aproveitei meu tempo livre pra fazer o curso de puericultura e aprender a cuidar da minha baby , fiz também a visita ao hospital , conversei com médicos sobre a evolução da gravidez e sobre o parto (levava as vezes perguntas anotadas),fiz também acompanhamento com uma nutricionista, os exames sempre deram normais, e ela se escondeu até os seis meses que foi quando eu confirmei que era uma menina(o pai tinha certeza que seria e eu também, mas confirmar é sempre válido).
A segunda gravidez foi diferente, eu não fiz o curso, o pré-natal foi feito em um posto de saúde perto de casa(preguiça e comodidade) mas o parto foi no mesmo hospital, no acompanhamento nutricional a nova nutricionista falou para além de diminuir o sal e o açúcar , para evitar coca-cola, chá preto e guaraná natural pois poderiam  provocar um aumento da pressão no final da gravidez, minha pressão ficou baixa a gestação toda, minha glicose chegou a 32 e isso poderia levar a minha filha a nascer com a glicose alta ( assim que ela nasceu foi feito o exame e repetido após algumas horas e deram normais Graças a deus).No mais tudo foi normal, os partos foram normais e eu fiquei só 24 horas internada.


Bom por hora é isso, o próximo post vai ser sobre o parto se quiserem perguntar algo sobre fiquem a vontade que eu respondo .


Penso em colocar os posts assim, o que os médicos falam e no final como foi a minha experiência sobre o assunto(quando eu não tiver essa experiência vou perguntar a algum conhecido como foi a dele e colocar aqui), acho legal essa coisa de mesclar as  técnicas e a realidade.


Beijos e até breve.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar , aqui não tem verificação de palavras. ;)